Resposta aos questionamentos sobre o novo cemitério de Uberlândia
Quem não viu o vídeo gravado sobre o local onde será construído o novo cemitério, clique aqui e veja.
1 — Por que a urgência em construir um Cemitério agora se ainda temos três anos de capacidade?
Quando fui secretário de Serviços Urbanos em 1999, já estava sendo discutida essa questão de um novo cemitério em Uberlândia. Não estamos fazendo com pressa, mas sim, com responsabilidade. Era muito mais fácil o Prefeito Odelmo Leão deixar o próximo se virar. E corrigindo, a estimativa de lotação dos cemitérios atuais é de 1, 5 ano.
2 — Por que somente uma empresa participou da licitação e a principal concorrente era do mesmo dono?
Foi aberta uma concorrência pública, onde qualquer empresa poderia entrar. Diversas compraram o edital, mas não quiseram participar. Sabe por quê? Por causa do valor da venda das sepulturas Desafio qualquer vereador sério de oposição a me mostrar uma cidade no Brasil onde você compra uma sepultura de 2 gavetas por R$2mil e a de 1 por R$1mil parcelados em um cemitério com concessão do serviço público.
3 — Por que não solicitado um laudo de uma instituição especializada e sim usar um laudo que a própria secretária fez, ou tem outro?
A secretária que assinou o laudo é responsável pelo laudo. A Raquel é uma funcionária de carreira na prefeitura e jamais colocaria seu nome em jogo. Além do mais, o que os nobres vereadores de oposição não falam, é que as obras tiveram autorização do Conselho Municipal de Políticas Ambientais (Copam), que fiscaliza e autoriza, dando a Autorização Ambiental de Funcionamento para o cemitério. Não tem enganação nenhuma.
4 — Por que não construir um conjunto de casas ou apartamentos do programa minha casa minha vida neste local, ou será que pobre tem que morar longe?
Cada secretaria municipal tem a sua demanda. A Habitação já tem a sua. Nunca em Uberlândia se construiu tantas casas. O Serviços Urbanos tem essa demanda do cemitério que está sendo trabalhada.
5 – Por último, o que as pessoas com quem conversa estão ponderando, o porquê desta pressão/urgência/brigas/imposição para construir este cemitério? Não pode ser deixado para o próximo prefeito?
A oposição não está falando a verdade. Disseram que ele afetaria o Parque do Sabiá, pois estava ao lado. Mentira. Ele será construído ao lado do Ceasa. Nunca ouvi falar de ninguém que morreu por morar próximo ao cemitério São Pedro e o Bom Pastor. Também quem comprovar que não tem condições de pagar, será enterrado gratuitamente. Os vereadores de oposição tentar plantar informações mentirosas e enganar a população. Nem a tentativa de buscar na Justiça de impedir o início das obras deu certo. O juiz indeferiu o pedido.