Há 10 anos ganhei outra oportunidade de vida
Há 10 anos, Antônio Carrijo, diretor-geral da Futel, se preparava para mudar radicalmente sua vida. No dia 18 de dezembro de 2001, dava entrada no hospital para realizar uma cirurgia bariátrica, a fim de acabar de vez com a obesidade mórbida que, aos poucos, ia acabando com sua vida.
Com cerca de 162kg, Carrijo sabia que após sair daquela sala de cirurgia, ele teria que reaprender a viver. “A partir daquele momento, eu mudei meu pensamento e descobri que, acima de tudo, mudaria meus hábitos. Ao perceber que estava engordando novamente, procurei profissionais da educação física e da nutrição com intuito de mudar meus hábitos. Comecei caminhando 5 quilômetros e reeducando minha alimentação. Sempre acreditei que a obesidade é uma doença progressiva, incurável e fatal, mas que tem tratamento. Esse tratamento requer força de vontade, entrega, determinação e objetivos. Esse tratamento da obesidade só se torna eficaz quando é composto por uma equipe multiprofissional”, disse.
Após a cirurgia, Carrijo perdeu 27kg em um mês, e após muita dedicação, no ano seguinte já estava pesando 73kg, mas descobriu como é difícil conviver com a obesidade. “Mesmo após a cirurgia voltei a engordar e cheguei aos 89kg, foi quando resolvi mudar meus hábitos e procurei ajuda com um personal trainner e aprendi a conviver com a obesidade”.
Atualmente, Antônio Carrijo pratica suas atividades diariamente, no início da manhã, no Parque do Sabiá e ajudou a criar o grupo de corredores Amigos do Parque, para motivar as pessoas a praticar atividade física e evitar as doenças causadas pelo sedentarismo. “Após um longo trabalho físico e mental, consegui estabilizar meu peso e conquistei hábitos saudáveis. Hoje corro ou pedalo 10 quilômetros diários e pratico musculação. Aprendi que o importante é fazer uma atividade que nos dê prazer”.