Lançamento do Programa Voluntários da cidadania dos Bombeiros Mirins

O Centro Administrativo Municipal ficou lotado na tarde desta quinta-feira (21) com a presença de crianças e jovens que participaram de dois importantes projetos de responsabilidade social lançados pelo prefeito Odelmo Leão: Bombeiro Mirim e Voluntários da Cidadania.

O Bombeiro Mirim é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto visa ampliar as atividades oferecidas às crianças e adolescentes atendidas nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas). A ideia é estimular a iniciativa, independência e busca de identidade, além de preparar para o enfrentamento de situações de emergência.

“Tive a honra quando fui deputado federal de ser um dos líderes que apoiou a votação da criação do Corpo de Bombeiros no Brasil. O Batalhão de Uberlândia está de parabéns por tudo o que tem feito pela nossa cidade. Com este projeto, em que a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros atuam em conjunto, estamos dando a oportunidade para que as nossas crianças e jovens construam uma cidade melhor e um país melhor para todos nós”, disse o prefeito Odelmo Leão.

As atividades do Bombeiro Mirim englobam prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e de vários tipos de acidentes, dentre eles os domésticos, os de trabalho e os de trânsito, assim como noções de proteção e prevenção no campo da defesa civil. Também é despertado nas crianças e adolescentes a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, cidadania, civismo e atividades recreativas.

“É uma alegria estar aqui vendo essas crianças tendo a profissão de bombeiro como uma opção de vida. Eu sempre destaco o quanto é importante observar as companhias dos nossos filhos e temos a certeza de que, com este projeto, estamos ao lado de pessoas boas, comprometidas, honestas e trabalhadoras, pessoas que não apenas prometem, mas fazem”, afirmou o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Uberlândia, Cel. Felipe Aidar.

Inicialmente, o Bombeiro Mirim atende 300 crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos, o projeto Bombeiro Mirim é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos Naicas Jardim Célia, Marta Helena, Morumbi e Segismundo Pereira.

Kamila Maria de Lima, de 10 anos, participa do projeto Bombeiro Mirim por meio do Naica Segismundo Pereira. “Gosto muito das atividades e já aprendi vários conhecimentos de como é um bombeiro de verdade. Quando estiver mais velha, quero me tornar uma bombeira”, contou a menina.

Para Pedro Henrique Silva, o projeto oferece conhecimentos importantes para a vida. “Já aprendi noções de primeiros socorros e sei como agir no caso de algum acidente, ajudando as pessoas feridas”, disse o aluno de 10 anos do Naica Segismundo Pereira.

Voluntários da Cidadania

O segundo projeto lançado é o Voluntários da Cidadania, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), com o apoio da Vara da Infância e Juventude e do Ministério Público, por meio de um curso para voluntários. O público-alvo são jovens de 16 a 20 anos, em conflito com a lei e de alta vulnerabilidade social.

“Esse projeto representará muito para a vida dos jovens de Uberlândia que estão saindo da liberdade assistida e terão a oportunidade de ingressar em cursos profissionalizantes para melhorar suas perspectivas”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques.

O curso é um processo formativo, aliado à atividades didáticas, treinamentos compostos por atividades desenvolvidas de acordo com o bombeiro profissional civil, buscando a formação técnica profissional para desempenho de atuação profissional, fundamentados nos direitos humanos, hierárquicos, disciplinares, consolidando os valores necessários à convivência comunitária.

O objetivo do projeto é capacitar esses jovens para desenvolverem ações de prevenção a incêndios e atendimento de emergências em edificações e eventos, participando como cidadãos ativos na sociedade. O curso abordará primeiros socorros a possíveis vítimas, identificação de situações de emergência, respeito e obediência à lei e aos valores morais, manuseamento de forma correta equipamentos de combate a incêndios, dentre outros conhecimentos.

Participarão do projeto 50 jovens de ambos os sexos, que cumprem medidas socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade e Liberdade Assistida no Centro Municipal de Atendimento à Infância e Adolescência (Cemaia) / Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas). As atividades serão iniciadas em agosto, no 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O Bombeiro Mirim e o Voluntários da Cidadania são exemplos do cuidado da atual Administração Municipal com o presente e o futuro da população de Uberlândia, contribuindo para que crianças e jovens se tornem cidadãos melhores. Por esta atuação é que o prefeito Odelmo Leão foi considerado o “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação Abrinq, cuja premiação acontecerá no dia 27 de junho, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).