Inauguração do BemSocial Centro Profissionalizante Luizote de Freitas

A qualificação profissional tem sido um dos investimentos da administração do prefeito Odelmo Leão. A proposta é ampliar o número de jovens e adultos de baixa renda com oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Contribuindo para este objetivo, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta segunda-feira (14) o quarto BemSocial Centro Profissionalizante da cidade. O espaço no bairro Luizote de Freitas representa a criação de locais com ofertas de cursos profissionalizantes em setores descentralizados do Município. Na nova unidade, serão oferecidas 1.150 vagas neste ano em quatro áreas: Automotiva, Gestão Empresarial, Informática Básica e Construção Civil.

Durante a inauguração, o prefeito destacou que a abertura do Centro Profissionalizante é mais uma ação do governo municipal para estimular o desenvolvimento de todas as regiões da cidade. Em seu discurso, lembrou dos investimentos já feitos para beneficiar a comunidade que mora nos bairros Luizote de Freitas, Guarani, Mansour, Tocantins e outros do setor Oeste.

“Foram várias mobilizações feitas na área da educação, do idoso, nas áreas sociais e agora na formação profissional dos nossos jovens. Quem poderia sonhar que esta região teria consolidado um Centro de Distribuição das Lojas Americanas e o seu Distrito Industrial, que ofertará milhares de empregos diretos? Isso é para que a juventude aprimore seus conhecimentos profissionais para trabalhar perto de suas casas. Dessa maneira, muitos trabalhadores ganharão mais duas horas de vida sem ter que fazer grandes deslocamentos. Esse Centro Profissionalizante é, portanto, a continuidade de um trabalho voltado à geração de emprego com qualidade de vida para a população que vive nessa região”, afirmou o prefeito.

Lorraine Maria Alves da Costa, de 16 anos, ficou feliz com a entrega do Centro Profissionalizante. “Moro aqui perto e para mim será ótimo ter a oportunidade de me qualificar sem ter que ir muito longe. É uma chance a mais para conquistar um emprego”, disse.

Quem ficou empolgado com a chance de aprender Mecânica foi o estudante Maicon Silva, de 17 anos. “Esta é a oportunidade de realizar meu sonho de trabalhar com automóveis. Sempre gostei da área, mas não sabia onde buscar conhecimento”, explicou.

Para se inscrever é preciso ter idade mínima de 16 anos e apresentar comprovantes de endereço e renda, CPF ou carteira de identidade. As inscrições serão realizadas na secretaria do próprio Centro Profissionalizante, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

No período de 2005 até o final deste ano, o Município terá oferecido, em parceria com diversas empresas e instituições, mais de 50 mil vagas em cursos profissionalizantes. “Nosso trabalho é possibilitar que jovens, adultos e mulheres de baixa renda tenham uma vida melhor por meio da profissionalização”, afirmou Iracema Barbosa Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.

Trabalhando pela capacitação e preparação para o mercado de trabalho, Uberlândia dispõe de outros três BemSocial Centros Profissionalizantes, nos bairros Alvorada, Lagoinha e Planalto; além de três BemSocial Ônibus Meu Ofício, equipamentos itinerantes que percorrem por vários locais, levando formação à comunidade.

BemSocial Centro Profissionalizante do bairro Luizote de Freitas

Rua Antônio Rufino Borges, esquina com rua Ozório Peixoto de Souza, em frente ao nº 198

·         Quarto BemSocial Centro Profissionalizante implantado em Uberlândia

·         Área física de 1,3 mil metros quadrados

·         470 metros quadrados de área construída

·         Investimento de R$ 210 mil para reforma do espaço

·         Previsão de 1.150 vagas até dezembro de 2012

·         Cursos nas áreas: Automotiva, Gestão Empresarial, Informática Básica e Construção Civil