Quem é?
Conheça um pouco mais sobre Antônio Carrijo
Vereador mais bem votado em Uberlândia em 2016 com 5.716 votos, Antônio Carrijo está em seu sétimo mandato na Câmara Municipal, sendo o vereador com o maior número de legislaturas da Casa. Atualmente, é o líder do governo Odelmo Leão no Plenário. Homem comprometido com o trabalho, desde seu primeiro mandato, em 1988, atende prontamente aos anseios do povo.
Além da vasta experiência no âmbito Legislativo, Carrijo também tem passagens exitosas pelo Executivo Municipal. Ele foi convidado, em 2009, a assumir a diretoria geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), onde se destacou pela presteza no atendimento, na preocupação com a qualidade de vida da população e no trabalho constante de fomentação do esporte no Município.
Carrijo sempre escolheu uma equipe de assessores preparada para buscar soluções para os pedidos da população, com o time de assessores percorrendo toda a cidade e eventos de lazer/esporte.
Entre os trabalhos realizados por Carrijo na administração da Futel, se destacam a criação e implantação do Programa Agita Uberlândia, Segundo Tempo, Viva Vôlei, dentre tantos outros. No Parque do Sabiá, Carrijo conduziu a execução de melhorias no estacionamento, na iluminação, nos brinquedos do Mundo da Criança, além da construção de cinco Recantos Contemplativos, da Praça do Servidor, Cascata Jardim das Águas e Recanto dos Peixes (Deck).
Além disso, Carrijo deixou aprovadas várias obras de estruturação no Parque no fim de sua gestão, como a construção de posto avançado do Corpo de Bombeiros, dois novos banheiros na pista de caminhada, reforma dos banheiros, três novas portarias, complexo aquático e novo alambrado em torno do Estádio e do Sabiazinho.
Em outras frentes de trabalho, Carrijo foi eleito Vice-Presidente do Clube Caça e Pesca Itororó de Uberlândia, tendo sido também assessor parlamentar do Deputado Estadual Luiz Humberto Carneiro.
Alguns trabalhos políticos do vereador Antônio Carrijo em seus mandatos:
- Indicação da construção da UAI do Bairro Tibery (Unidade de Atendimento Integrado Nice Dib Jatene), junto ao Secretário Municipal de Saúde, Paulo Salomão, e ao prefeito Paulo Ferolla;
- Indicação e trabalho político junto ao Prefeito Municipal, conseguindo a canalização do Córrego Jataí no Bairro Tibery, transformando-o na grande Av. Anselmo Alves dos Santos, totalmente pavimentada e iluminada;
- Abertura e pavimentação da Avenida Balaiadas no Bairro Marta Helena; e da avenida Geraldo Mota Batista;
- Participação na aprovação do orçamento para a construção dos viadutos Chico do Rivalino (Calu), Regis Bittencourt (trevo de acesso a Araguari), Francisco Galassi (interligando os bairros Dona Zulmira e Luizote de Freitas), Industrial (ao lado da CTBC), Monteiro Lobato (antigo Trevo da Morte);
- Participação na aprovação do orçamento para a reconstrução da Av. Rondon Pacheco, totalmente iluminada;
- Pavimentação do prolongamento da Avenida Segismundo Pereira, interligando-a ao Bairro Alvorada;
- Abertura da Avenida Benjamim Magalhães até a avenida Rondon Pacheco;
- Liderou a retirada dos trilhos da FEPASA sobre a Av. Monsenhor Eduardo no Bairro Bom Jesus;
- Iluminação no Parque do Sabiá;
- Abertura e asfalto para rua Nicarágua no bairro Tibery;
- Levantamento qualitativo e quantitativo do corpo docente das escolinhas da Futel para reestruturação das aulas, ampliando e melhorando as mesmas;
- Ampliação do Poliesportivo Roosevelt, com construção de 01 piscina aquecida, 01 vestiário masculino e 01 feminino, 02 quadras de areia, 01 quadra de futsal, 01 campo de futebol society e 01 parque infantil, objetivando incentivar à prática esportiva.
Início da construção da sede da Futel; - Aumento da capacidade do Estádio João Havelange para 56.450;
- Como secretário de serviços urbanos criamos o projeto Bairro Limpo, implantamos novas centrais de entulho, melhoramos o serviço de varrição de vias públicas, reforma geral e manutenção dos cemitérios da cidade, implantação e manutenção de milhares de postes pela cidade;
- Como secretário de habitação criou o programa pró-lar;
- Como vice-presidente do Clube Caça e Pesca está conseguindo mudar a história da instituição, regularizando toda uma situação de desleixo de antigas diretorias e revivendo o clube;
- Atualmente é assessor parlamentar do Dep. Luiz Humberto Carneiro
Superação e Força de Vontade
Com a minha experiência de vida, percebo que os momentos em que somos desafiados são aqueles nos quais podemos descobrir e controlar a nossa própria força. E é assim que venho pautando minha vida nos últimos anos. Quem me conhece sabe dessa luta e o quanto venho sofrendo com essa doença que não tem cura, mas tem tratamento: a obesidade.
Vocês devem estar pensando: mas ele não fez a cirurgia de redução do estômago? Fiz sim. Na época, isso em 2001, andar com meus 163 quilos era uma tarefa árdua, para não dizer quase impossível. Mas se engana quem pensa que este é um problema definitivo. Não nego que me ajudou muito, mas o desafio que vinha pela frente, o de manter o peso, dependia de mim. Aí descobri um outro obstáculo na minha vida: vencer meu próprio limite.
Voltei engordar depois da cirurgia. Foram 10 quilos que eu não conseguia explicar, mas sabia que estava caminhando a passos de caranguejo. É como um atleta que depois de percorrer a metade da prova retorna a linha de partida… Uma vida que tinha deixado para trás. Foi aí que descobri que um salto não descartava a necessidade de passadas curtas e contínuas. Aquele passo amigo que você dá, um de cada vez, sem se importar com a chegada, apenas com aquele momento único que está vivendo em busca de um ideal, no meu caso, a saúde.
E foi assim, com pequenos passos, mas firmes, que hoje me tornei um corredor. Imagine o que isso representa para alguém que há pouco tempo não conseguia nem andar. Uma vitória, é verdade! Vitoria conquistada com muita determinação, disciplina, incentivo da minha da família e dos novos amigos que conheci nessa experiência.
É muito bom saber que, ao contrário de anos anteriores, estou servindo de exemplo a eles, que antes só caminhavam e agora conseguem correr 5, 10km. Ainda me recordo a data: domingo, dia 27 de março, larguei na Maratona de Porto Alegre. O termômetro marcava 13 graus. Mas nem o dia frio e nublado tirou o brilho dessa prova e a minha vontade de ultrapassar a linha de chegada. Mas la estava eu, um obeso em tratamento que não conseguia se quer andar, correndo, 42,195 km, no tempo de 4 horas e 9 minutos. A maratona é uma prova de muita resistência, onde exige no mínimo 60% do físico e 40% do psicológico. Para você ter uma ideia da distancia é como se eu saísse de Uberlândia, passasse por Araguari e quase chegasse à divisa de Goiás, e o mais importante, sem nenhuma parada.
Hoje entendo porque os atletas guardam em lugares especiais suas medalhas. Cada medalha é a lembrança de um momento de conquista, crescimento e superação. Eu estou lutando para superar cada dia mais e você também consegue. Se for por falta de apoio e incentivo, estendo minha mão. E lembre-se sempre que a felicidade está dentro de cada um de nós, corra atrás dela…