O Secretário

Atuação como Secretário Municipal de Serviços Urbanos Período: 1997-2000

A atuação do vereador Antônio Carlos Carrijo como secretário municipal de Serviços Urbanos no período de 1997 a 2000 dificilmente será esquecida não apenas pela população, mas também pelos próprios funcionários da secretaria.

Com o gabinete sempre aberto para atender a todos que o procurassem, Carrijo desenvolveu nesse período um trabalho diferenciado, sério e dinâmico, voltado para atender as necessidades prioritárias da população. E, para os servidores da secretaria, que sempre tiveram nele um colega de trabalho e não apenas um superior, Carrijo adotou o Elogio Funcional, valorizando o servidor público municipal que se destacasse, demonstrando equilíbrio, bom senso, competência, seriedade e eficiência no exercício das atribuições de seu cargo. Cada um era lembrado com um Diploma de Menção Honrosa. Através de um memorando enviado à Divisão de Recursos Humanos, a homenagem era lançada na ficha funcional do servidor.

O Dia do Gari também era lembrado com muita festa, data que Carrijo sempre fez questão de comemorar por admirar o trabalho desses servidores que cuidavam da limpeza de toda a cidade. Por isso, todos os anos, no dia 16 de maio, uma grande festa era realizada nas dependências da Divisão de Limpeza Urbana com a entrega de cestas básicas e distribuição de vários brindes aos garis.

Limpeza Urbana

Projeto Bairro Limpo – Criado por Carrijo e executado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos em parceria com outras secretarias e com a participação ativa da comunidade, o Projeto Bairro Limpo consistia na limpeza de lotes vagos, capina e roçagem dos canteiros centrais em ruas e avenidas da cidade. E foi graças ao resultado positivo deste projeto, que posteriormente o prefeito Virgílio Galassi implantou o Projeto “Uberlândia Viva”. Aos domingos, praticamente todos os órgãos da administração direta e indireta eram transportados para algum bairro. O objetivo era estar mais perto da comunidade, ouvindo e atendendo suas reivindicações. Além de envolver todas as secretarias municipais e órgãos ligados à Prefeitura, o projeto contava também com a colaboração do 36º BIMtz, associações de moradores e várias entidades de classe.

Centrais de Entulho  – No período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Antônio Carrijo implantou 23 Centrais de Entulho em pontos estratégicos da cidade, para acomodação de pequenas quantidades de lixo. Criadas para receberem restos de materiais de construção, podas de árvores e jardins em pequenas quantidades (máximo 2m³), elas acabavam evitando que a população jogasse aleatoriamente estes materiais em terrenos baldios, nas ruas ou mesmo que ficassem acumulado nas próprias casas, causando doenças e até mesmo desconforto.

As centrais eram depósitos provisórios, de onde o lixo era coletado duas vezes por semana. Além disso, os usuários eram orientados permanentemente por fiscais da secretaria.

Limpeza diária – Além de manter sistematicamente a limpeza diária em áreas críticas da cidade, Antônio Carrijo sempre teve a preocupação de conscientizar a população através de trabalhos educativos sobre a importância de não se jogar lixo doméstico e entulhos em terrenos baldios. Trabalho que era feito em parceria com a iniciativa privada, entidades, órgãos públicos municipais e estaduais. O objetivo era garantir a cidade limpa e uma melhor qualidade de vida para todos. E, para agilizar ainda mais os trabalhos e manter a cidade sempre limpa, Carrijo implantou o “Disque Cidade Limpa”, que consiste numa linha telefônica especialmente para reclamações e denúncias: 3232-9191.

Varrição – De 1997 a 2000, período em que Antônio Carrijo foi Secretário Municipal de Serviços Urbanos, os serviços de varrição de vias públicas, que antes atingiam 70% da zona urbana, passaram para 95%, beneficiando praticamente toda a cidade. Os trabalhos, que eram executados por funcionários da própria Prefeitura e de duas empresas contratadas, eram divididos em três setores. Foram ainda incrementados os serviços de retirada de galhos ou detritos espalhados pela chuva e a limpeza geral em viadutos e locais onde eram realizadas as feiras-livres.

Carroças – Outro trabalho de grande importância criado por Antônio Carrijo à frente da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foi o de cadastramento para o emplacamento das carroças. Esse trabalho teve como objetivo criar um controle das atividades dos carroceiros, principalmente em relação ao transporte de entulhos, bem como o reconhecimento da categoria carroceiro como profissão.

Lotes vagos – O problema dos terrenos baldios (lotes vagos) no perímetro urbano, que sempre incomodou a população por acomodar lixos, entulhos e muitas vezes servir de abrigo aos marginais, recebeu um tratamento especial da Secretaria de Serviços Urbanos na gestão de Antônio Carrijo. Quando secretário, ele intensificou a fiscalização, gerando notificações para a limpeza e para a construção de passeios nesses lotes.

Serviço de Luto

Cemitérios – Os dois cemitérios de Uberlândia também receberam uma atenção especial de Antônio Carrijo. Em sua gestão à frente da Secretaria de Serviços Urbanos, foram feitos o plantio de árvores no cemitério Campo do Bom Pastor, proporcionando uma maior arborização no local, tornando-o mais arejado e criando um ambiente mais saudável, a pavimentação em concreto na área interna e externa do cemitério, bem como a construção de meio-fio.

Além disso, os dois cemitérios receberam uma reforma geral. Já a manutenção e limpeza dos cemitérios, que anteriormente era exercida por empresas contratadas, passaram a ser realizadas por servidores efetivos da Prefeitura, resultando em significativa redução de gastos para o Município. Outro aspecto que não foi esquecido por Carrijo foi à religiosidade daqueles que possuem entes queridos enterrados nos dois cemitérios. Por isso, atendendo a pedidos dos familiares, todas as segundas-feiras, às 07h30, é realizada uma missa na capela do cemitério Campo do Bom Pastor. Também são realizadas missas nos dois cemitérios nas datas que comemoram o Dia das Mães (2º domingo de maio), dos Pais (2º domingo de agosto) e em celebração ao Dia de Finados (dois de novembro).

Iluminação

A população de Uberlândia nunca foi tão beneficiada no setor de iluminação pública como na gestão de 1997 a 2000, quando Antônio Carrijo foi Secretário Municipal de Serviços Urbanos. Naquele período, foram implantados 3.563 postes nos diversos bairros da cidade, equivalente a cerca de 105 km de extensão de rede de energia elétrica, o que corresponde à distância de Uberlândia a Uberaba. Nesse mesmo período, foram acrescidos 3.749 novos pontos de iluminação pública numa extensão de cerca de 100 km, ou o equivalente à distância entre as cidades de Uberlândia e Prata. Foram trocados também 7.020 pontos de iluminação pública de lâmpadas Vapor Mercúrio para Vapor de Sódio, o que correspondem a 210km, ou a mesma distância de Uberlândia a Itumbiara.

Atuação como Secretário Municipal de Habitação (Interino): 1998

Carrijo assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Habitação do início de abril até o fim de outubro de 1998 e, diante da difícil situação das famílias carentes, idealizou um projeto onde estas famílias teriam a chance de financiar lotes urbanizados em regiões possuidoras de infraestrutura e também kit’s de materiais de construção.

Assim nasceu o Programa Habitacional Pró-Lar para atender famílias com renda mensal de 1(um) a 3(três) salários mínimos.

Até o ano de 2.000 foram mais de 1.500 famílias beneficiadas.

Atuação como Diretor da Futel: 2009-2012

Nos quatro anos que esteve à frente da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Antõnio Carrijo teve o desafio de dar continuidade no trabalho de desenvolvimento do esporte em Uberlândia, além de melhorara estrutura física das praças esportivas.

Foram anos de mudanças ideológicas e parcerias com entre o poder público e a iniciativa privada, que confiaram em seu trabalho e fizeram com que o Parque do Sabiá recebesse um número médio de 10mil pessoas por dia e também que os poliesportivos estejam sempre cheio de alunos.

A Futel ajudou equipes que tinham pouco apoio na disputa de campeonatos, como o time do Uberlândia Lobos, de futebol americano e também a equipe uberlandense de hugby , além de viabilizara vinda de grandes jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol para a cidade.

Mas sua maior vitória foi, sem dúvida, oferecer qualidade de vida para todos através do programa Agita Uberlândia, presente em 39 locais das cinco regiões de Uberlândia, com aulas gratuitas de ginástica aeróbica e localizada.

Outra conquista foi a assinatura do contrato com a FIFA que garante Uberlândia como um dos Centros de Treinamento de Seleções da Copa de 2014 e também o contrato com o COl que aprova a cidade como um dos destinos das delegações que disputarão as Olimpíadas de 2016.

“Foram várias ações que colocaram Uberlândia definitivamente como um polo esportivo nacional. Os resultados dos nossos atletas e paratletas a nível nacional e internacional mostra isso. Saio triste, mas com a cabeça erguida por ter deixado um legado na cidade, afinal além desses quatro anos de Futel, são 24 anos de serviços públicos prestados como vereador e secretário municipal. Agora serei o Carrijo cidadão, mas que cobrará da futura administração municipal uma continuação do trabalho que já vem sendo feito em Uberlândia”, disse Carrijo.

Abaixo algumas das realizações de Carrijo como diretor-geral da Futel.

FUTEL

  • Implantação do programa Agita Uberlândia em 38 locais
  • Regulamentação da Legislação da Futel
  • Inauguração da Sede da Futel
  • Apoiou a delegação de Uberlândia na disputa dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) entre 2009 e 2012, conquistando o título nestes quatro anos.
  • Trabalhou e conseguiu fazer com que Uberlândia fosse credenciada para ser um dos Centros de Treinamento de Seleções durante a Copa de 2014 e também durante as Olimpíadas de 2016.
  • Entrega da primeira etapa do Parque Aquático

ESTÁDIO JOÃO HAVELANGE

  • Adequação do Estádio ao Estatuto do Torcedor estando apto para receber jogos de futebol
  • Aumento da capacidade de público de 19mil para 56.450, sendo hoje, o terceiro maior estádio em atividade do Brasil
  • Instalação das cadeiras vindas do Estádio Mineirão
  • Compra e instalação do novo placar eletrônico
  • Reforma das cabines de imprensa e camarotes
  • Reforma no Sistema de Prevenção e Combate ao Incêndio
  • Jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2010 e 2011
  • Internet gratuita via Wi-Fi
  • Aquisição de um carro-maca
  • Instalação de 22 câmeras de segurança
  • Cessão de 4 salas para o Juizado Especial
  • Instalação de hidrantes no interior do campo do Estádio Parque do Sabiá

PARQUE DO SABIÁ

  • Troca da iluminação do Parque do Sabiá, fazendo uma rede elétrica subterrânea
  • Construção do deck Recanto dos Peixes
  • Construção da cascata “Jardim das Águas”
  • Construção da portaria Pau-Brasil
  • Restauração da portaria do bairro Tibery, com uma nova entrada e o Recanto do Sabiá, composto por uma academia popular, cascata e acessível para os deficientes físicos.
  • Construção do Bosque Lady Lene, com uma ilha artificial, um viveiro e uma cascata
  • Construção da Praça do Servidor
  • Instalação de cinco recantos com aparelhos de alongamento e bebedouros em torno da pista de caminhada
  • Recapeamento da pista de caminhada do Parque do Sabiá
  • Construção do Espaço Saúde
  • Iluminação do campo do Sabiazinho e Campo A
  • Instalação de quatro orelhões temáticos
  • Restauração do Obus Colonial, exposto no Parque do Sabiá
  • Construção do carro de boi
  • Iluminação da quadra de areia
  • Construção do Recanto do Atendimento Construção de quatro novas portarias
  • Retirada de veículos transitando na pista
  • Plantação de mais de 1000 árvores em todo o Parque do Sabiá
  • Colocação de brita e iluminação do estacionamento do bairro Santa Mõnica
  • Parceria com Corpo de Bombeiros para a utilização da Bike Resgate, que faz atendimentos de
  • Cessão de espaço para o Programa Uberlândia Paraolímpico, Grupo de Xadrez e Escoteiros
  • Iluminação das piscinas

OBRAS LICITADAS

  • Banheiros em torno da pista de caminhada do Parque do Sabiá
  • Restaurante Panorâmico do Parque no Sabiá
  • Posto Avançado do Corpo de Bombeiros no Parque do Sabiá
  • Quadra de esportes no Poliesportivo do Jardim América
  • Quadra de esportes no Poliesportivo São Jorge

ARENA SABIAZINHO

  • Realização de eventos nacionais e internacionais
  • Jogos do desafio Brasil x EUA de võlei
  • Uberlândia foi escolhida uma das três cidades do Brasil para receber jogos da Liga Mundial de Võlei masculino
  • Jogo da equipe americana dos Harlem Globetrotters
  • Jogo das estrelas da NBB em 2010
  • Jogos do desafio Brasil x Ucrânia de futsal
  • Construção da Pista de Skate

POLIESPORTIVOS

  • Substituição das arquibancadas de madeira por arquibancadas de alvenaria nos campos dos poliesportivos
  • Iluminação dos campos dos poliesportivos
  • Repasse de recursos para o FUTC/UTC entre 2009 e 2012 para manutenção do clube e reformas e cobertura das quadras externas, sistema de aquecimento da piscina olímpica e sauna
  • Compra de equipamentos de ginástica artística
  • Construção do Poliesportivo do Jardim América, com um campo de futebol e pistas de skate, caminhada e mountain bike
  • Construção de ginásio no poliesportivo do Patrimõnio
  • Construção de piscina aquecida no Poliesportivo do Roosevelt
  • Construção de salão multiuso no Poliesportivo Luizote de Freitas
  • Ampliação do salão do Poliesportivo do bairro São Jorge