Super dicas para seguir a dieta
1 – Não conte a ninguém: Simplesmente faça sua dieta e esqueça a opinião dos outros. Lembre-se que o mais importante é você, o resultado do seu esforço, o seu nutricionista e a sua dieta.
2 – Ao recusar uma guloseima, simplesmente diga “não, obrigado”. Tenha muita segurança ao dizer não, quando alguém oferecer para você aquele doce tentação, seja firme e não de ouvidos para aquelas frases, como: “ah, só um unzinho não faz mal…”, “só um pedacinho…”, “só hoje, está tão gostoso…”. Melhor desculpa: “não gosto muito disso, pra falar a verdade, detesto isso”. Com certeza, não irão insistir e você terá vencido mais uma etapa. Acredite.
3 – Não se engane. Siga a orientação nutricional do seu nutricionista e pare de se enganar, dando desculpas e arrumando satisfação para os outros. Lembre-se quem realmente deseja mudar, sabe, onde encontrar a solução para o seu obstáculo.
4 – Tempo é uma questão de prioridade. Muitas pessoas têm o hábito de dizer que “não têm tempo para nada”, colocando uma série de deveres corriqueiros, burocráticos e secundários na frente do objetivo principal. Mas existem pessoas que realmente são muito ocupadas e a dieta tem q ser encaixada numa agenda apertada. Cito uma frase de um grande empresário paulista, “Pode ser difícil, mas não é impossível”.
5 – Afaste as tentações. Não tenha em casa, não coloque na mesa, nem faça para os outros aquilo que você não pode comer. Assim, fica mais fácil ter força de vontade.
6 – Não desista nunca. tenha uma meta a seguir e veja esta nova atitude de maneira tranqüila, evite cobranças a si próprio e continue em busca do seu objetivo. Mesmo que a perda de peso seja lenta não é a perfeição que leva à vitória e sim a persistência.
7 – Tenha sempre uma atitude positiva. Tenha sempre força de vontade, disciplina e coragem, pare de pensar que está sofrendo. por seguir uma dieta, porque isso não é bom. Na verdade precisamos estar felizes e orgulhosos de nós mesmos por conseguirmos emagrecer pelo nosso próprio mérito.
8 – Não cobiçareis a dieta do próximo. Nada de copiar a dieta do colega, porquê ninguém é igual. Temos muitas diferenças e precisamos da orientação de profissionais, para fazer a a coisa certa e necessária para perder peso, preservando a nossa saúde. Comece com o pé direito: Vá a um nutricionista, veja seu peso, sua altura, informe seu sexo, sua idade, relate seus horários e toda sua alimentação diária e quando você sente mais fome para que seja feito um cardápio que você consiga seguir e que possa ser modificado e adaptado às suas circunstâncias.
9 – Cuidado! Fique de olhos e ouvidos abertos para produtos milagrosos que são amplamente divulgados na TV ou vendidos em catálogos, geralmente usam pessoas famosas para promoção e prometem emagrecimento fácil e rápido. Não existe mágica. Não existe nenhuma fórmula que possa substituir uma boa alimentação. A melhor maneira de controlar o peso de forma duradoura e definitiva é através de educação nutricional mais atividade física, quando indicada por um profissional da área médica.
10 – Beba bastante água no intervalo das refeições. Algumas vezes a perda de peso na verdade é perda de água, o que não é bom para a saúde, além de confundir com perda de gordura, dando falsos resultados de emagrecimento. A água faz parte da nossa composição corporal e não dever ser evitada e sim bebida diariamente.
Drª Luzia Oliva Batista Rangel
Personal Diet e Nut. Escolar
Nutricionista
CRN-101168