Tupaciguara recebe palestra sobre o Novo Código Florestal Mineiro
Na noite de quinta-feira (13/03/2014), o auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Tupaciguara recebeu mais de 300 produtores rurais da cidade e região, que acompanharam atentamente a palestra da advogada Samanta Pineda, uma das maiores autoridades em legislação ambiental do país. As palestras já aconteceram em Santa Vitória, Prata, Uberlândia, Tupaciguara e Monte Carmelo, atingindo diretamente mais de dois mil produtores rurais nestes municípios.
O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Tupaciguara em parceria com o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB) e o deputado federal Marcos Montes (PSD), contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tupaciguara, da Vazante Agropecuária, da Associação Mineira dos Produtores de Algodão e da Bioenergética Aroeira. O encontro ainda deu sequência a uma série de esclarecimentos promovidos pelos parlamentares desde a sanção da Lei 20.992/2013, no final do ano passado.
O prefeito de Araporã, Ronaldo Sandri, acompanhou as explicações da advogada Samanta Pineda e destacou que com o novo Código Florestal, o agronegócio mineiro ganha um novo impulso, permitindo que a produção seja ampliada sem conflitar com a preservação ambiental. Já a prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novaes, reconhece que a ação dos deputados na orientação aos produtores é fundamental para que o crescimento da produção acompanhe a preservação dos biomas da região.
Samanta Pineda reforçou o empenho dos deputados ligados ao agronegócio mineiro e salientou que o novo Código Florestal estabelece regras e condições mais realistas e práticas para a exploração legal da atividade produtiva, respeitando o meio ambiente. Para o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, não basta estabelecer uma nova legislação, mas sim torná-la acessível e compreensível aos produtores e aos órgãos responsáveis pela fiscalização, evitando possíveis conflitos.