População pode solicitar alertas da Defesa Civil pelo Zap da Prefeitura
Durante fortes chuvas, o tempo de resposta do cidadão para buscar abrigo é essencial. Pensando em fazer com a maior parte dos munícipes sejam informados em caso de riscos, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) criou mais uma ferramenta de comunicação. A partir de agora, é possível solicitar diretamente pelo Zap da Prefeitura o envio de mensagens de alerta via SMS.
Para se cadastrar, o interessando deve acessar o Zap da Prefeitura pelo telefone (34) 9774-0616 e escolher a opção “7 – Alertas da Defesa Civil”. Por meio dele, será solicitado que o usuário informe o nome completo, CPF e o CEP da região que deseja receber os alertas. Após cadastrado, serão enviadas mensagens de SMS para o telefone pelo qual o morador fez a solicitação, com alertas específicos para o endereço informado e da cidade como um todo.
O sistema foi desenvolvido pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e oferece à Defesa Civil Municipal mais uma tecnologia de comunicação de massa. O objetivo é que o envio de alertas irá colaborar na promoção de uma cultura de prevenção, além de aumentar a percepção de riscos e adoção de medidas de autoproteção. Alertas também são disparados por meio das redes socias da prefeitura.