Matrículas na rede pública de ensino começam amanhã (16)
A Secretaria Municipal de Educação já divulgou as listas de contemplados com vagas na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2021. Os nomes podem ser conferidos no endereço eletrônico no Portal da Prefeitura, no link “Inscrição Escolar”, e também nas escolas onde os inscritos concorreram a uma vaga. As listas abrangem as escolas municipais, unidades administradas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras e a Escola Cidade da Música. As matrículas começam nesta quarta-feira (16) e vão até o dia 30 deste mês.
Os contemplados que não efetivarem as matrículas na data prevista perderão o direito à vaga. De acordo com as instruções normativas, publicadas no Diário Oficial do Município, as matrículas devem ser feitas pelos pais ou responsáveis legais por alunos menores de 18 anos ou pelo próprio candidato maior de 18 anos.
As informações prestadas durante a inscrição deverão ser comprovadas no ato da matrícula. Entre os documentos exigidos, constam comprovante de inscrição, bem como originais e cópias da Certidão de Nascimento, CPF do candidato e do pai ou da mãe ou do responsável legal do candidato menor de 18 anos, cartão de vacina atualizado do candidato, número do Cartão Nacional de Saúde/ SUS e comprovante de endereço atual no qual conste o nome do pai, mãe ou responsável legal do candidato.
Cabe a cada escola elaborar sua lista de espera e divulgá-la a partir do dia 18 de dezembro. Todos os contemplados participaram de uma seleção após se inscreverem pela internet entre os dias 25 de novembro e 4 deste mês. O processo foi gratuito e quem não tinha computador com acesso à internet pôde realizar o procedimento em alguma escola municipal. Para as escolas municipais localizadas na zona rural não foi necessário se inscrever.
Rematrículas
Devido à pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação adotou processos automáticos para renovação de matrícula. Diante disso, não precisaram se inscrever os alunos já matriculados na rede municipal e que pretendiam continuar na mesma escola em 2021, caso o local ofereça os níveis pretendidos. O contato com as famílias dos alunos para atualização de dados e assinatura da ficha dos estudantes para efetivar a rematrícula ficou sob responsabilidade de cada escola.
Mais informações:
– Matrículas para escolas municipais e OSCs: para mais informações, acesse a Instrução Normativa SME 006/2020, publicada no Diário Oficial do Município, edição 5.996, de 20 de novembro de 2020, disponível em http://docs.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/5996.pdf.
– Matrículas para Escola Municipal Cidade da Música: para mais informações, acesse a Instrução Normativa SME 007/2020, publicada no Diário Oficial do Município, edição 5.997, de 23 de novembro de 2020, disponível em http://docs.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/5997.pdf.