Mais de duas mil pessoas participam da abertura oficial dos Jemu
A 7ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Uberlândia (Jemu) está aberta. Na cerimônia realizada na Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), na tarde desta terça-feira (30), o prefeito Odelmo Leão acendeu a pira olímpica que marcou o início das competições. O prefeito ainda interagiu com a banda da Escola Municipal Odilon Custódio Pereira e acompanhou o juramento feito pelos atletas de 9 a 16 anos que representarão as 44 unidades da rede municipal de ensino nos Jemu.
“Desde 2005 desenvolvemos este projeto para a integração dos jovens, através do enriquecimento da prática esportiva no ambiente escolar. Isso é fundamental para fomentar um estilo de vida saudável, capaz de despertar o espírito esportivo e de equipe nas crianças e adolescentes, valores essenciais para a formação de cidadãos”, expôs Odelmo Leão.
Já Antônio Carrijo, diretor geral da Futel, concorda com o prefeito e acrescenta a importancia para os alunos de serem incentivados a praticar esportes. “Criança joga de jogar bola, correr, brinca. Um torneio como este serve como motivação para esses alunos criarem desde cedo, o espírito esportivoe a inda podemos descobrir novos talentos para o esporte em Uberlândia.
Mais de dois mil alunos, diretores, professores e pais prestigiaram o evento que contou com desfile das equipes, apresentação dos troféus e de um mosaico em homenagem à Administração Municipal pelo apoio ao esporte e à educação. De acordo com Osmar Rodrigues Oliveira, coordenador do evento, os jogos são uma extensão do projeto de iniciação esportiva da Prefeitura de Uberlândia, o Bola na Rede. Mais importante do que oferecer aos alunos a oportunidade de demonstrar o que aprenderam nas aulas de Educação Física, os Jemu ajudam a promover o intercâmbio entre as escolas municipais de ensino fundamental.
“Em um ano conseguimos aumentar em quase 50% o número de partidas nos Jemu, passando de 700 para mil jogos. Este é um reflexo da aceitação, adesão e parceria dos alunos com a iniciativa”, explicou o coordenador do evento.
Cerca de cinco mil estudantes participarão dos jogos nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquete, peteca, atletismo, dama e xadrez, em competições que acontecem até 10 de outubro na Escola Municipal Otávio Batista e no Uberlândia Tênis Clube (UTC).
Ansioso para o começo dos jogos, Thiago Silva Rodrigues, 12 anos, reforçou os treinos com a equipe de futsal. “Esta é a primeira vez que participo dos jogos e a expectativa é grande. Espero ser campeão pela minha escola e levar o troféu para casa”, disse o aluno da Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa.
Leonardo Mateus Martins Cruz, 13 anos, estudante da Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, teve a emoção de participar de um dos momentos mais emocionantes da cerimônia de abertura. Ele levou a tocha olímpica até a pira para ser acesa pelo prefeito Odelmo Leão. “Foi uma experiência nova para mim. Correr com a tocha, ser aplaudido por todo mundo e acender a pira olímpica junto com o prefeito da minha cidade foi algo que não vou esquecer jamais”.