Mais de 500 produtores rurais participam de palestra sobre o Novo Código Florestal Mineiro em Monte Carmelo
Na sexta-feira (14/03), produtores rurais de Monte Carmelo e de cidades vizinhas, além de alunos da Fucamp, lotaram o auditório da Fundação Cultural Mário Palmério para acompanhar a palestra sobre o Novo Código Florestal de Minas Gerais, proferida pela advogada Samanta Pineda, uma das maiores autoridades em legislação ambiental do Brasil. As palestras, seguidas de debates, já aconteceram em Santa Vitoria, Prata, Uberlândia e Tupaciguara, atingindo diretamente mais de 2,5 mil produtores rurais nestes municípios.
O evento, promovido pelo Sindicato Rural de Monte Carmelo em parceria com os deputados estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB-MG) e federal, Marcos Montes (PSD-MG), contou com o apoio da Associação dos Cafeicultores de Monte Carmelo e da Associação Mineira dos Produtores de Algodão e deu sequência a uma série de esclarecimentos promovidos pelos parlamentares desde a sanção da Lei 20.992, de 2013.
Representantes dos sindicatos rurais de Uberaba, Unaí, Paracatu, Iraí de Minas, Coromandel e de várias cidades vizinhas participaram desse encontro. O prefeito de Estrela do Sul, Lycurgo Rafael Farani destacou que com o novo Código Florestal, o agronegócio mineiro ganha novos mecanismos de crescimento, permitindo que a produção seja ampliada sem conflitar com a preservação ambiental.
O vice-prefeito de Nova Ponte e presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais, Weber Bernardes (Ebinho), assegurou que com o Novo Código, os produtores mineiros terão um pouco mais de tranquilidade e ressaltou que a cartilha produzida pela Assembleia Legislativa de Minas, e distribuída aos produtores, irá facilitará ainda mais a compreensão do novo texto e da regulamentação aprovada pelos deputados.
Samanta Pineda reforçou que com o empenho dos deputados ligados ao agronegócio mineiro, o Novo Código Florestal estabeleceu regras e condições mais realistas e práticas para a exploração legal da atividade produtiva, respeitando o meio ambiente.
Para o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, não basta estabelecer uma nova legislação, mas sim torná-la acessível e compreensível aos produtores e aos órgãos responsáveis pela fiscalização. Luiz Humberto adiantou que outras palestras estão sendo agendadas, bem como a distribuição da cartilha de orientação produzida pela Assembleia Legislativa para todos os interessados.