Alberto Pinto Coelho é empossado governador de Minas Gerais
O novo governador foi recebido pelo Líder do Governo na Assembleia de Minas, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro.
O novo chefe do Poder Executivo estadual pelos próximos nove meses foi empossado durante Reunião Solene realizada nesta sexta-feira (04/04) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Alberto Pinto Coelho assume o cargo em função da vaga deixada por Antonio Anastasia, que se afasta para participar da elaboração do plano de campanha do pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves. Pinto Coelho foi recebido pelo Líder do Governo na Assembleia de Minas, o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, e demais parlamentares, que o conduziram até o Plenário da ALMG, passando por autoridades federais e estaduais, prefeitos vereadores e lideranças de todas as regiões do estado presentes na cerimônia.
Em entrevista, o governador Alberto Pinto Coelho anunciou que dará sequência a uma obra iniciada pelo hoje senador Aécio Neves e pelo então governador Antonio Anastasia. ?Procurarei seguir os exemplos dos dois. O governo tem o mesmo norte, a mesma filosofia, os mesmos princípios e pretendemos continuar com o legado deixado pelo governador Anastasia?, disse. Obedecendo ao preceito constitucional, Alberto Pinto Coelho fez a entrega de sua declaração de bens. Em seguida, foi firmado o compromisso constitucional e o 1º-secretário da Mesa da ALMG, deputado Dilzon Melo, procedeu à leitura do termo de posse do novo governador.
Declarada sua posse pelo presidente Dinis Pinheiro, Pinto Coelho fez seu primeiro discurso como titular do cargo. Ele destacou o trabalho do Poder Legislativo e o diálogo como forma de entendimento. Alberto Pinto Coelho já exerceu quatro mandatos de deputado na Assembleia de Minas. Ao assumir suas novas responsabilidades, o governador também defendeu a necessidade de uma federação com justa repartição de recursos. ?Defendo uma federação diferente da que hoje existe no Brasil, em que floresce e se agrava uma insidiosa concentração de poderes e recursos. Esse é o pano de fundo para as mais graves mazelas do País, em especial em dois campos essenciais, a saúde e a segurança?, afirmou ao defender maior autonomia e acesso a recursos aos estados.
Por fim, o governador afirmou que é favorável ao compartilhamento de decisões e que estará atento também às manifestações populares feitas pela internet. ?Vejo com otimismo os novos mecanismos de mobilização social e politica, como internet e redes sociais, que desafiam as instituições a se renovarem. Estarei atento e em sintonia com esse novo tempo. Nunca esperem desse governador decisões arbitrárias e submersas em obscurantismo?, ressaltou.
Para o líder do Governo na Assembleia de Minas, deputado Luiz Humberto Carneiro, ?a experiência na gestão pública e a disposição para o diálogo de Alberto Pinto Coelho deixa-nos tranquilos e com as melhores expectativas quanto à condução do nosso Estado nos próximos meses. Ele é um, exemplo de homem público, pautado por ações íntegras e empenhadas com o desenvolvimento de Minas?, afirmou Luiz Humberto.
Trajetória – Alberto Pinto Coelho é graduado em Administração de Empresas e, ao longo de sua vida profissional, acumulou mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações. Ele exerceu quatro mandatos parlamentares e, em 2007, elegeu-se presidente da ALMG, reeleito para o mesmo cargo em 2009. No Parlamento mineiro, foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, líder da bancada do PPB (hoje PP), líder do governo Itamar Franco, 1º-vice-presidente e líder do governo Aécio Neves. Assumiu também a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas (2007-2009). Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Antonio Anastasia.
retirado do site: http://www.luizhumbertocarneiro.com.br/noticias/alberto-pinto-coelho-e-empossado-governador-de-minas-gerais