Visitando a planta de Biogás
Uberlândia tem fonte de energia limpa e renovável
Até 5% de toda a energia consumida em casas, empresas e indústrias de Uberlândia terá origem no lixo. Este foi o anúncio feito na manhã desta sexta-feira (15), durante a inauguração oficial da planta de biogás da Empresa Energás de Geração de Energia, instalada no antigo aterro sanitário da cidade. A iniciativa a favor da sustentabilidade é considerada inovadora no que diz respeito ao reaproveitamento dos gases produzidos pela biodegradação de resíduos sólidos, uma vez que o projeto desenvolvido no Triângulo Mineiro é o 1° do interior do país, 2° do Estado e o 5° do Brasil. A solenidade contou com a presença do prefeito Odelmo Leão, autoridades, funcionários da empresa e representantes de entidades e associações.
A planta está em operação há 60 dias e já disponibiliza 1,4 megawatts (MWh) de energia elétrica à Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig). Este material também chamado de energia verde (ou limpa) é capaz de atender mais de 20 mil pessoas. A intenção é criar outras três unidades e ampliar a geração de energia para 5MWh, revertida em uma prestação de serviço a 60 mil habitantes.
“Uberlândia se adianta e mostra que está atenta às questões ambientais e à destinação correta dos resíduos. Vejo aqui uma idéia que saiu do papel e se tornou realidade, resultando em benefício para o povo, para o Cerrado e para as futuras gerações. Por isso, conversei com os diretores da Energás e sugeri que fossem feitos estudos relativos à viabilidade de interligação da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade a este sistema de captação dos gases. Eles me garantiram que as medições e análises começarão em breve. Será uma solução prática, com resultados imediatos e potencializados”, explicou Odelmo Leão, enquanto conhecia as instalações da planta energética. Leia mais.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia