Prefeitura e Procon comemoram o Dia Internacional do Consumidor
Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15 de março), o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e o superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Franco Cristiano Alves, lançaram nesta quinta-feira (15), no Centro Administrativo, a cartilha “O Pé de Meia Mágico”, de Álvaro Modernell. A iniciativa faz parte do projeto Procon Mirim, lançado pela Administração Municipal em 2009 com a proposta de contribuir para a formação de consumidores conscientes.
No lançamento, o prefeito Odelmo Leão destacou o trabalho conjunto com o Procon para a formação de consumidores responsáveis. “Só com uma boa equipe é que podemos realizar projetos de sucesso como esse, que preparam nossos pequenos cidadãos para o futuro, ensinando que para ser um bom consumidor é preciso ser um bom poupador”, afirmou.
O superintendente do Procon lembrou a importância da data e da evolução do Procon de Uberlândia, que hoje é o segundo maior órgão de proteção e defesa ao consumidor em Minas Gerais. “Nos últimos anos, o Procon intensificou seus trabalhos, sendo pioneiro na oferta de serviços para a população, a exemplo do Núcleo de Endividados. Além disso, implantamos o Procon Móvel para atender às pessoas em várias regiões da cidade, complementando o atendimento telefônico, pelo 151, e presencial, que cresce a cada ano. Em 2010, mais de 24 mil pessoas passaram pelo órgão. Já em 2011, ultrapassamos a marca de 30 mil atendimentos”, destaca Franco Cristiano.
Os alunos da Escola Municipal Dr. Joel Cupertino Rodrigues participaram do evento e foram contemplados com a entrega simbólica das cartilhas. “Acho bom aprender sobre como gastar e fazer minhas economias. Também posso ensinar meus pais a guardar dinheiro”, disse Davi Costa, estudante do 6º ano.
Vera Batista, coordenadora pedagógica, acredita nesse tipo de orientação nas escolas. “As cartilhas de educação financeira despertam noções de consumo consciente nas crianças. Hoje percebemos que elas são consumidoras participativas, sabem gastar e sabem exigir os seus direitos”, destaca.
Com estórias, jogos e desenhos, a cartilha “O Pé de Meia Mágico” é destinada a crianças de 4 a 10 anos. A publicação será levada para as demais escolas da rede municipal a partir do mês de abril, juntamente com apresentações teatrais da ONG Prohumanos.
A comemoração ao Dia Internacional do Consumidor contou ainda com a entrega da Comenda Consumidor Consciente para a pedagoga Vanessa Lepick e para a jornalista Mônica Cunha. A premiação é uma homenagem do Procon às pessoas que desempenham com excelência seu papel de consumidoras.